Painel 12: Tecnologias, Educação e Desenvolvimento

Painel 5: Papel das ONGDs e Associações na área da educação

  • Joana L Clemente (Helpo)

Um painel que visa incidir sobre a evolução crítica da intervenção das ONGD no setor da educação nos últimos 20 anos e os principais motores dessa evolução. Tendo em conta que a partir do estabelecimento dos ODM se tem assistido a uma cada vez maior profissionalização da atividade, que ganhos esse facto tem tido para os resultados das intervenções?

Pretende-se refletir sobre alguns ângulos da questão como:

  1. De que forma o estabelecimento de objetivos globais tem condicionado a intervenção das ONGD no setor da educação;
  2. Se as organizações se avaliam e se utilizam ou não os resultados das avaliações à sua atividade para reajustar a mesma; que evidências há de que a avaliação contribui para um aumento da qualidade da intervenção?
  3. De que forma as exigências dos financiadores e as alterações nas molduras de financiamento condicionam (ou não) o trabalho das organizações;
  4. De que forma a preferência dada a projetos em consórcio e/ou em parceria com OSC locais tem condicionado (ou não) a evolução do trabalho das organizações;
  5. De que forma todas estas mudanças têm introduzido (ou não), um aumento da qualidade na intervenção.