Painel 3: Cooperação para a melhoria da Qualidade do Ensino Superior nos Países Africanos de Língua Portuguesa

Painel 3: Cooperação para a melhoria da Qualidade do Ensino Superior nos Países Africanos de Língua Portuguesa

  • Luisa Cerdeira (Universidade de Lisboa, Instituto de
    Educação)
  • Tomás Patrocínio (Universidade de Lisboa)
  • Belmiro Gil Cabrito (Universidade de Lisboa, Instituto de
    Educação)
  • Maria de Lourdes Machado Taylor (Universidade do Porto,
    CIPES)
  • Conceição Rego (Universidade de Évora, CEFAGE-U.Évora e
    Departamento de Economia)

A cooperação portuguesa com os países e regiões de língua portuguesa, no caso
particular do ensino superior, é um processo que tem vindo a consolidar-se e a ganhar
mais importância ao longo das últimas décadas e que é caracterizado de múltiplas
formas. Entre estas, destacam-se a cooperação no domínio do ensino e da gestão das
instituições. São exemplos de cooperação os casos de formação pós-graduada
(mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos) desenhada entre instituições de
ensino superior de diferentes países e regiões; mobilidade de estudantes, dirigentes e
pessoal técnico; publicação de trabalhos científicos em co-autoria; organização de redes temáticas (FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa; REALP-Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa).
O distinto grau de consolidação dos diversos sistemas de ensino superior em Portugal e nos países e regiões de língua portuguesa é o principal fator potenciador dos processos de cooperação. O crescimento da procura do ensino superior nos diversos países potenciou a necessidade de investimentos avultados, quer nos espaços físicos, quer na preparação do corpo docente das novas universidades e instituições de investigação.
Nalguns casos essa cooperação deu-se abrindo instituições vocacionadas para a
cooperação com outros países (UNILAB no Brasil para os PALOP), noutros casos a
organização e a deslocalização de cursos noutros países (cursos de universidades
portuguesas em Angola, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe).
Não obstante estas diferenças há um conjunto de desafios que são comuns aos diversos sistemas de ensino superior, os quais se prendem não apenas com as respostas às necessidades atuais como à capacidade de perspetivar os papéis e contributos futuros para a melhoria do desenvolvimento dos países e regiões.
Neste sentido, neste painel temático são bem-vindos os contributos que promovam o
debate em torno da cooperação entre Portugal e os países africanos de língua
portuguesa em áreas como a política de financiamento, a necessidade de implementar
políticas de planeamento estratégico bem como de avaliação e qualidade, as quais são
determinantes para a consolidação dos sistemas de ensino superior na construção das
respostas às necessidades das sociedades onde estão inseridos.

 

Submeta aqui a sua proposta de paper a este painel.

Para mais informações contacte: coopedu.cei@iscte-iul.pt