Painel 5: Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e africanas no âmbito da formação de professores: oportunidades, desafios e riscos

Painel 5: Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e africanas no âmbito da formação de professores: oportunidades, desafios e riscos

  • Betina Lopes (CIDTFF, Universidade de Aveiro & Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Nilza Costa (CIDTFF, Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Filipe Matias (ISCED_Huíla, Angola)

Nos últimos anos, as instituições de ensino superior portuguesas têm-se constituído atores cada vez mais presentes no domínio da cooperação internacional para o desenvolvimento através de parcerias institucionais, nomeadamente com Países de Língua e Expressão Portuguesa. No entanto, os projetos e experiências realizadas, assim como o conhecimento resultante das mesmas, é ainda muito disperso e isolado, tornando-se cada vez mais urgente uma dimensão integradora e disseminadora desse conhecimento.
Com este painel pretende-se promover a reflexão sobre o passado, presente e futuro de protocolos estabelecidos entre instituições de ensino superior portuguesas e africanas no âmbito da formação de professores africanos, nomeadamente ao nível da sua formação académica (inicial e de pós graduação) mas , também, da sua formação contínua.
Almeja-se que no âmbito deste painel, sejam analisados e discutidos os seguintes aspetos:
1. Principais oportunidades, desafios e constrangimentos associados à formação de professores no âmbito desses protocolos;
2. Principais aprendizagens e mais-valias e que se têm vindo a retirar dessas colaborações;
3. Principais sugestões e recomendações para futuras parcerias no contexto em discussão
Este painel enquadra-se e sustenta-se:
(a) no quarto objetivo “Educação de Qualidade” da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, mais especificamente na meta 4.c. focada no desenvolvimento profissional do professores em contexto de cooperação internacional: “By 2030, substantially increase the supply of qualified teachers, including through international cooperation for teacher training in developing countries, especially least developed countries and small island developing state.” (UNESCO, 2016, p. 21);
(b) na Agenda 2063, desenvolvida pela União Africana (African Union, 2015), em particular no domínio da formação de recursos humanos africanos: “The continent’s education systems needs to enhance skills in traditional professions – such as teachers (…) and in sciences, technology, engineering, and mathematics to support the rapidly changing demands of African economies.” (Cole, 2017) e;
(c) na literatura da especialidade sobre cooperação internacional para o desenvolvimento (OECD, 2006), em particular a cooperação portuguesa (Ferreira, Faria & Cardoso, 2014).
Referências
African Union (2015). Agenda 2063: The Africa we want. Addis Ababa: African Union.
Ferreira, P.M.; Faria, F., Cardoso, F.J. (2015). O papel de Portugal na arquitectura global do desenvolvimento: opções para o futuro da Cooperação Portuguesa, Lisboa: IMVF & ECDPM..
OECD (2006). The challenge of capacity development: working towards good practices. PARIS: OCED Publisher. http://www.fao.org/fileadmin/templates/capacitybuilding/pdf/DAC_paper_final.pdf.
UNESCO (2016). Education 2030: Inchneon Declaration and Framework for Action towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all . PARIS: UNESCO.

 

Submeta aqui a sua proposta de paper a este painel.

Para mais informações contacte: coopedu.cei@iscte-iul.pt