Painel 4: Potenciar programas e estratégias de apoio a estudantes internacionais: aprender com a experiência por partilha de práticas
- Clara Magalhães (Departamento de Química & CICECO, Universidade de Aveiro)
- Betina Lopes (CIDTFF, Universidade de Aveiro & Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra)
- Ângelo Ferreira (Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia)
- Fernando Costa (Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Universidade de Aveiro)
- Miguel Oliveira (Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro)
Considerando o quarto objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas “Melhor Educação para todos”, mais especificamente a meta 4.b. focada no incremento, até 2020, do número de bolsas de estudo para estudantes oriundos de países em desenvolvimento frequentarem o ensino superior (UNESCO, 2016), prevê-se um aumento do número de estudantes internacionais a frequentar cursos de 1º , 2º ou 3º ciclo em instituições de ensino superior portuguesas. Acresce ainda o aumento da mobilidade de estudantes internacionais para Portugal, a expensas próprias e de origens cada vez mais diversificadas, em resposta, por um lado, à abertura do sistema nacional de ensino superior viabilizada pelo novo Estatuto do Estudante Internacional (Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março), que veio permitir a candidatura direta às instituições e o estabelecimento de propinas diferenciadas, e, por outro, ao destacado investimento que algumas IES estão a fazer para captar alunos em regiões emergentes, não necessariamente de língua portuguesa (e.g. Índia, China, Indonésia).
O painel visa abordar e discutir variadas temáticas associadas a programas e estratégias de apoio a estudantes internacionais que têm vindo a ser adoptadas pelas instituições de ensino superior portuguesas no sentido de potenciar a sua integração na comunidade e o seu sucesso académico.
De forma mais específica prevê-se a discussão das seguintes questões:
- Articulação entre programas, estratégias de apoio a estudantes internacionais e a
organização interna administrativa das instituições de ensino superior: oportunidades e desafios (por exemplo: Núcleo de Cooperação e Mobilidade Internacional) - Divulgação de projetos de intervenção e/ou investigação no domínio do acolhimento e integração de estudantes internacionais
- Partilha de experiências de docentes mentores/tutores e de alunos mentores
- A voz dos estudantes internacionais – espaço de partilha de experiências pessoais ou coletivas dos estudantes internacionais em Portugal
Almeja-se que este painel crie oportunidades para a inovação no âmbito do acolhimento e da integração dos alunos internacionais, potenciais parceiros futuros das instituições de ensino superior portuguesas.
UNESCO (2016). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action
towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all .
PARIS: UNESCO, p. 50.
Submeta aqui a sua proposta de paper a este painel.
Para mais informações contacte: coopedu.cei@iscte-iul.pt